Cães, Gatos e o Coronavírus (COVID-19)

Os Coronavírus pertencem a uma ampla família de vírus. Estes vírus podem infetar diversas espécies, nomeadamente humanos, cães e gatos. No entanto, é importante perceber que cada espécie é infetada por um Coronavírus diferente.
No CÃO o coronavírus apresenta sintomatolia gastrintestinal como diarreia ou vómitos.
No GATO o coronavírus já bastante conhecido, principalmente por ser responsável pela doença PIF. A maioria dos felídeos é portadora deste vírus, sendo que é raro apresentarem sintomas ou desenvolverem doença.
O COVID-19 é o coronavírus mais falado dos últimos meses. Este vírus é responsável por desenvolver sintomatologia gripal grave na população humana um pouco por todo o mundo. Nem o cão, nem o gato, são portadores ou reservatórios deste vírus, não representando por isso um perigo para o ser humano.
Apesar de sabermos que não há transmissão do vírus entre espécies, os tutores não devem descurar as medidas de higiene básicas (por exemplo: Lavar as mãos após contacto com animais Não tocar com a sua face na face do animal,…)
De ressalvar que este vírus é relativamente recente e ainda se sabe pouco a seu respeito. Assim, a qualquer momento poderão surgir novas atualizações e evidências que contrariem o que sabemos até à data.
Até à data não existem evidência que comprovem que o COVID-19 seja transmissível aos nossos cães e gatos. Também se pode afirmar que os nossos cães e gatos não são portadores deste vírus, não representando um perigo para nós.