Obesidade Felina
A obesidade é considerada a doença do século XXI, não só em humanos, mas também nos animais de companhia. Este problema pode ter um impacto negativo na saúde dos animais, predispondo a várias doenças e diminuindo a sua qualidade e esperança média de vida. Monitorizar o peso do seu gato com frequência e reconhecer quando este está a aumentar de peso é essencial para agir precocemente e evitar a obesidade.
Quais os factores que predispõem para a obesidade felina?
Certos grupos de felídeos apresentam ua maior predisposição para aumentar de peso:
- Gatos Europeus de Pelo Curto têm maior tendência do que gatos de raças puras.
- Gatos com idades entre os 5 e os 10 anos e que apresentam pouca atividade física.
- Machos têm maior tendência para o aumento de peso do que as fêmeas.
- Animais que foram esterilizados ou castrados podem aumentar muito rapidamente de peso devido à alteração do seu metabolismo.
- Gatos que têm um grande quantidade de comida à disposição durante todo o dia têm maior tendência para a obesidade.
- Gatos indoor têm niveís de atividade física inferior e brincam menos, tendo por isso maior tendência para a obesidade.
Como posso saber se o meu gato tem excesso de peso?
A maneira mais simples e eficaz para a detecção do excesso de peso é a pesagem e o acompanhamento regular pelo Médico Veterinário assistente. O Médico Veterinário irá não só pesar, mas também avaliar a condição corporal e informá-lo se estes parâmetros são os recomendados para a idade, raça e sexo do seu animal.
Outro método simples de controlar a condição física do seu gato em casa é observar o perfil do seu gato de cima, apalpar a barriga (verificar se existe uma bolsa de gordura na zona do estômago) e tórax do seu animal (avaliar se sente ou não as costelas, vértebras e músculos das costas). (Ver tabela abaixo).
Os tutores podem também detectar a presença de excesso de peso dos seus animais recorrendo à observação da rotina do seu animal. Animais obesos tendem a ter um comportamento compulsivo com a comida, estando constantemente a pedir mais ração e petiscos e/ou comendo rapidamente toda a comida que lhes é oferecida. Estes animais têm tambẽm tendência a ficar mais letárgicos, com pouca energia, faltando a vontade e energia para brincar e passear. Poderá surgir cansaço pelo esforço, animal fica sem fôlego com muita facilidade, e problemas articulares e ósseos devido ao excesso de peso.
Quais os riscos da Obesidade Felina?
O excesso de peso e a obesidade predispõe ao aparecimento de diversas doenças graves que poderão levar a alterações na vida do seu animal e à diminuição da esperança média de vida. Essas doenças são:
- Diabetes: 80 a 90% dos gatos obesos são diabéticos e necessitam de injeções diárias de insulina. Muitas vezes esta doença pode ser revertida com a perda de peso.
- Diminuição da capacidade do sistema imunitário: maior tendência para infeções urinárias e formação de cálculos.
- Insuficiência hepáticas: esta doença representa um grave risco, podendo mesmo ser fatal, para os gatos obesos,
- Limpeza e bem-estar mental: gatos com excesso de peso têm maior dificukdade em chegar a todas as zonas do corpo e consequentemente têm muita dificuldade em limpar-se. Podem sofrerde artites que provocam uma diminuição de atividade.
- Alterações cardíacas e respiratórias: pode haver falta de ar e /ou cansaço após exercício.
Como posso ajudar o meu animal a perder peso?
O combate à obesidade começa por establecer atitudes e comportamentos alimentares corretos. O médico veterinário será o seu melhor aliado e irá ajudá-lo a calcular a quantidade e tipo de alimento recomendado para o seu gato. A diminuição de quantidade de comida nem sempre é eficaz, muitas das vezes é necessário uma dieta específica para o animal. Também deverá colocar uma grande quantidade de águafresca à disposição em vários locais da casa para promover um boa digestão.
É essencial que seja sincero acerca do cumprimento do plano instituído. Recomenda-se também que divida a dose diária de comida em várias refeições mais pequenas. Toda a família deve ser sensibilizada para a importância do cumprimento do plano e resistir a dar guloseimas, restos de alimentação ou quantidades de comida extra.
O exercício físico é também muito importante. Poderá incentivar a atividade do seu gato distribuindo vários jogos e brinquedos pela casa e usando-os com ele. Brinquedos onde possa esconder comida e estimular o instinto de caça são ótimos para gatos gulosos. Também deverá ter uma árvore de escalada ou uma zona com vários níveis para que o seu gato possa saltar trepar e empoleirar-se. Duas sessões de brincadeira de dois minutos por dia são um bom começo, o tempo de brincadeira pode ser gradualemente aumentado à medida que o animal perde peso e ganha mobilidade.
Depois de ser atingido o peso ideal é essencial manter o estilo de vida saudável para que não volte a haver ganho de peso. Deve pesar o seu gato, pelo menos, de seis em seis meses.
Basta fazer pequenas mudanças para ajudar o seu gato a atingir o peso ideal e voltar a ter um estilo de vida saudável e feliz.