A endoscopia é um exame de imagem, que permite ver o interior de cavidades, como por exemplo o estômago ou o intestino. É feito sob anestesia geral, através da introdução de um tubo com uma câmera na ponta (endoscópio), pela boca (endoscopia digestiva alta) ou pelo ânus (colonoscopia). As imagens são transmitidas para um monitor, de forma ampliada, permitindo ao (à) veterinário(a) examinar o interior do esófago, estômago e intestino, em pormenor, permitindo diagnosticar situações inflamatórias, cancerosas ou outras lesões, ou mesmo descobrir corpos estranhos.
A endoscopia permite ainda colher amostras de tecido (biópsias) e de fluidos para análise, e assim completar o diagnóstico. Permite ainda retirar corpos estranhos que o animal tenha ingerido ou mesmo remover pequenas massas, como pólipos.
Embora seja um exame bastante seguro e muito menos invasivo que a cirurgia, tem algumas limitações. É de facto de rápida recuperação, não requerendo internamento, nem tendo pós-operatório, como nas cirurgias. Apenas requer os animais estarem algumas horas no recobro para recuperarem da anestesia. As limitações deste exame são de diagnóstico e de saúde prévia do animal. No caso do diagnóstico, a endoscopia não detecta todos os tipos de tumor, pois só consegue analisar as superfícies e não as camadas mais profundas. Em caso de suspeita de neoplasia (tumor) nas camadas mais profundas, sem atingir as superficiais, a cirurgia será um meio mais adequado para obter biópsias. No caso das limitações do estado de saúde, embora a endoscopia seja um exame seguro, não é totalmente isento de riscos, pelo que se aconselha uma avaliação prévia do animal (avaliação pré-anestésica).
E como cada caso é um caso, os nossos protocolos são adaptados a cada animal, daí a necessidade da avaliação prévia para obter orçamento. Caso pretenda obter um orçamento, ou marcar, ligue para o 214411252 e envie uma requisição do médico veterinário assistente, com história clínica e exames realizados para o seguinte e-mail: housevet.cvpa@gmail.com.


