A nossa equipa conta com duas médicas dedicadas aos animais exóticos, bem com a colaboração do reconhecido Dr. Rui Patrício, referência na área, realizamos consulta e cirurgia das mais variadas espécies de animais exóticos.

Contando com a colaboração do Dr. Guilherme Valadares, realizamos consultas de cardiologia e exames complementares de diagnóstico necessários para uma correta avaliação e acompanhamento do doente cardíaco.

Destinada a cães e gatos, a consulta geral pode ser realizada com ou sem marcação, entre as 9h e as 22h. Relembramos que o horário depois das 22h destina-se apenas ao atendimento de urgências.

Dispomos de um serviço de cuidados intensivos com a atenção e dedicação ao animal requerida e com os equipamentos médicos necessários para a estabilização do animal e monitorização dos mais variados parâmetros

Os membros da nossa equipa possuem um vasto conhecimento em dermatologia, pois os sintomas dermatológicos são frequentemente manifestações de doenças do foro da medicina interna (que engloba parasitologia, endocrinologia, alergologia, toxicologia e oncologia). Para além da nossa equipa, contamos ainda com a colaboração de uma dermatologista de referência. Esta consulta requer marcação.

A boca é a principal porta de entrada do organismo, pelo que a sua higiene é fundamental para prevenir muitos problenas de saúde, desde dor na mastigação a infeções à distância (nos rins ou no coração). A falta de higiene bucal tem ainda como primeira consequência o mau hálito, francamente incomodativo. Para manter ou restabelecer a higiene oral, os animais precisam fazer destartarizações e iniciar medidas de higiene oral diária em casa. Para rastreio de saúde oral e aconselhamento ou para destartarização.

A nossa equipa conta com o experiente Dr. Pedro Canastreiro, dedicado à ecografia abdominal desde 2001 (e quase exclusivamente à ecografia desde 2005), bem como um aparelho topo de gama portátil, que permite a deslocação a outros centros de atendimento médico-veterinário e ao domicílio. Contamos ainda com a Dra Alexandra Mira que se tem formado de forma avançada e dedicado de forma intensiva à ecografia abdominal nos últimos anos. Fazemos ainda colheita de amostras por punção ecoguiada, para meios complementares de diagnóstico

Contamos com a colaboração do Dr. Guilherme Valadares para ecografia torácica. Este exame complementar de diagnóstico requer marcação.

Realizamos ECG no âmbito da consulta de cardiologia, de check-ups e de monitorização de cuidados intensivos ou de outras doenças, nomeadamente endócrinas.

Aliado ao conhecimento, dispomos de equipamentos que permitem resultados imediatos para uma grande parte das doenças endócrinas.

A endoscopia é um exame de imagem, que permite ver o interior de cavidades, como por exemplo o estômago ou o intestino. É feito sob anestesia geral, através da introdução de um tubo com uma câmera na ponta (endoscópio), pela boca (endoscopia digestiva alta) ou pelo ânus (colonoscopia). As imagens são transmitidas para um monitor, de forma ampliada, permitindo ao (à) veterinário(a) examinar o interior do esófago, estômago e intestino, em pormenor, permitindo diagnosticar situações inflamatórias, cancerosas ou outras lesões, ou mesmo descobrir corpos estranhos.

A endoscopia permite ainda colher amostras de tecido (biópsias) e de fluidos para análise, e assim completar o diagnóstico. Permite ainda retirar corpos estranhos que o animal tenha ingerido ou mesmo remover pequenas massas, como pólipos.

Embora seja um exame bastante seguro e muito menos invasivo que a cirurgia, tem algumas limitações. É de facto de rápida recuperação, não requerendo internamento, nem tendo pós-operatório, como nas cirurgias. Apenas requer os animais estarem algumas horas no recobro para recuperarem da anestesia. As limitações deste exame são de diagnóstico e de saúde prévia do animal. No caso do diagnóstico, a endoscopia não detecta todos os tipos de tumor, pois só consegue analisar as superfícies e não as camadas mais profundas. Em caso de suspeita de neoplasia (tumor) nas camadas mais profundas, sem atingir as superficiais, a cirurgia será um meio mais adequado para obter biópsias. No caso das limitações do estado de saúde, embora a endoscopia seja um exame seguro, não é totalmente isento de riscos, pelo que se aconselha uma avaliação prévia do animal (avaliação pré-anestésica).

E como cada caso é um caso, os nossos protocolos são adaptados a cada animal, daí a necessidade da avaliação prévia para obter orçamento. Caso pretenda obter um orçamento, ou marcar, ligue para o 214411252 e envie uma requisição do médico veterinário assistente, com história clínica e exames realizados para o seguinte e-mail: housevet.cvpa@gmail.com.

Para além da prevenção de problemas de saúde, como tumores mamários, infeções uterinas ou tumores testiculares e quistos prostáticos, a esterilização e a castração permitem ainda prevenir problemas comportamentais, como a marcação de território, e a reprodução.

A laringoscopia é um exame que permite observar a laringe, quer em termos de lesões, quer em termos de função, por meio de um laringoscópio ou endoscópio, podendo a observação ser direta, ou as imagens transmitidas para um monitor, respetivamente. É portanto indicado quando há suspeita de paralisia da laringe por exemplo, entre outras doenças.

Este exame requer sedação, com protocolos que não interfiram com o normal funcionamento da laringe. É portanto indicado haver uma avaliação prévia do estado de saúde do animal, para determinar o protocolo mais adequado ao caso do seu animal em particular.
Caso pretenda marcar ou obter um orçamento, ligue para o 214411252 e envie um e-mail para housevet.cvpa@gmail.com, com requisição médico-veterinária, história clínica e exames já realizados.

Em medicina veterinária, a pressão arterial é geralmente subavaluada, mas nós dispomos de equipamento que nos permite medir de forma rotineira a pressão arterial, de modo a combater esta tendência. É um parâmetro muito importante de se avaliar, pois a hipertensão, por exemplo, é frequentemente silenciosa, podendo ter consequências devastadoras se não for tratada. Fazemos rastreios de hipertensão. Para marcar a do seu Animal, ligue: 214411252.

Contando com a colaboração da Dra Ana Paula Resende, uma referência na área, dispomos de consultas de oftalmologia.

Com o aumento da esperança de vida dos animais, os câncros são mais frequentes. Também a evolução dos cuidados veterinários e dos cuidados prestados pelos tutores aos seus animais, têm permitido diagnosticar mai e tratar mais este tipo de doença. Hoje em dia, o câncro já não é uma fatalidade na maioria dos casos, havendo várias opções terapêuticas que visam a cura ou o aumento da esperança de vida após o diagnóstico, ou apenas a melhoria da qualidade de vida nos casos em que tal não é possível.

A oncologia requer um adequado diagnóstico definitivo, que passa por identificar o tipo de tumor, por meio de biópsia e análise da mesma por várias técnicas, como histopatologia ou imunocitoquímica, bem como o estadiamento da doença (estado de desenvolvimento da doença, o grau de invasão, existência de metástases), de modo a planear o melhor tratamento. O tratamento pode ser cirúrgico e ou quimioterápico, para além do tratamento de suporte. Os tratamentos oncológicos podem também ser paliativos, nos casos em que não se pode obter a cura, visando proporcionar qualidade de vida.
A quimioterapia não tem tantos efeitos secundários, nem tão severos, como na medicina humana, sendo bastante bem tolerada pelos animais de companhia, pelo facto das doses usadas serem muito mais baixas na medicina veterinária do que na medicina humana
Caso pretenda marcar uma consulta, ligue para o 214411252 e envie um e-mail para housevet.cvpa@gmail.com, com referenciação pelo médico veterinário assistente e/ou história clínica e exames já realizados.

A otoscopia é um exame que permite a observação do canal auditivo externo e do tímpano (ouvido externo), através de um otoscópio, que se introduz no canal auditivo, podendo a visualização ser direta ou a imagem ser transmitida para um monitor. Permite o diagnóstico de otites externas, ou outras doenças do canal auditivo, como pólipos ou neoplasias (tumores). Permite ainda remover corpos estranhos, como praganas (ervas secas), amostras (biópsias), verificar a integridade do tímpano e, assim, eleger o tratamento mais adequado, principalmente em termos de segurança para a audição.

Este exame pode ainda ser complementado com colheita de material, por meio de zaragatoa, para citologia ou cultura microbiana.
Para poder realizar a otoscopia, é necessário o animal estar quieto, pelo que pode ser necessária sedação no caso de não ser cooperante ou de ter dor de ouvido. Nesse caso, é aconselhável avaliação prévia, de modo a eleger o protocolo mais adequado para cada animal, em função do seu estado de saúde.
Caso pretenda agendar uma otoscopia ou obter um orçamento, ligue para o 214411252 e envie para o e-mail housevet.cvpa@gmail.com uma requisição médico-veterinária, a história clínica e os exames já realizados

Não pode ou não quer sair de casa? Vamos ter a sua casa, com os protocolos necessários de proteção contra o COVID-19, para consulta ao domicílio ou para simplesmente ir buscar o seu animal para ser assistido no nosso hospital, e depois levá-lo de volta a casa. podemos ainda fazer entregas de alimentos e medicamentos veterinários.

A boca é a principal porta de entrada do organismo, pelo que a sua higiene é fundamental para prevenir muitos problenas de saúde, desde dor na mastigação a infeções à distância (nos rins ou no coração). A falta de higiene bucal tem ainda como primeira consequência o mau hálito, francamente incomodativo. Para manter ou restabelecer a higiene oral, os animais precisam fazer destartarizações e iniciar medidas de higiene oral diária em casa. Para rastreio de saúde oral e aconselhamento ou para destartarização.

Pode contar com o apoio médico-veterinário 24h/dia, bastando aparecer. Tratando-se de uma urgência, esta deve ser sinalizada à sua chegada na receção, de modo a ser feita uma triagem e o consequente atendimento médico-veterinário em tempo útil. Se o seu animal demonstra sinais de não estar bem, não deixe agravar ao ponto de se tornar urgente ou mesmo emergente, pois o prognóstico agrava-se.