Sabe o que é a Doença do Trato Urinário Inferior Felino (FLUTD)?
Nós explicamos…
A FLUTD descreve uma série de alterações que afetam a bexiga e a uretra, canal que liga a bexiga ao exterior do corpo, dos gatos. De um modo geral, esta doença provoca problemas na micção. Afeta tanto machos como fêmeas, no entanto, os machos têm maior risco de obstrução da uretra, devido ao seu menor diâmetro.
Se o seu companheiro felino não for capaz de urinar, pode haver acumulação de toxinas, insuficiência renal (reversível ou não, se houver obstrução dos rins por acumulação de urina), rutura da bexiga ou mesmo morte caso não seja feito o devido tratamento.
A melhor maneira de perceber se existe um problema é conhecer os SINAIS CLÍNICOS desta doença:
- Dificuldade em urinar
- Urina em pequenas quantidades
- Tentativas de micção frequente (ir muitas vezes ao caixote) e/ou prolongadas
- Vocalização de dor quando urina
- Lambe demasiado a área genital
- Urina fora da caixa de areia
- Sangue na urina
- Dor abdominal
- Anorexia, vómitos, isolamento
No caso de haver obstrução os sinais poderão ser muito semelhantes. A obstrução é uma situação urgente e que deve ser resolvida de imediato.
São várias as CAUSAS desta doença, nomeadamente:
- Stress, a causa mais frequente em animais com menos de 10 anos. Esta é a entidade mais complexa de todas, não havendo uma explicação clara para o seu aparecimento. O stress passa muito despercebido. Causas comuns são a falta de enriquecimento ambiental (esconderijos, arranhadores, caixte de areia num local inapropriado), convivência pouco pacifica com outro animal, não poder expressar o seu instinto de caça, não poder ir à rua, entrada de pessoas estranhas na casa, insistência dos tutores no contacto físico quando o gato não o quer, etc. e/ou alterações na dieta podem aumentar o risco e esta doença pode ser crónica, sendo impossível prever quando irá surgir um outro episódio.
- Urolitíase, isto é, “pedras” na bexiga e/ou uretra. Poderá evoluir para uma situação de obstrução, devendo por isso ser resolvida de imediato.
- Infeção urinária, esta causa é mais frequente em animais com idade superior a 10 anos dado o pH da sua urina e a doenças concomitantes (como por exemplo diabetes) que possam existir.
- Obstrução uretral – Urgência!
- Outras causa como diabetes, hipertiroidismo, neoplasias do trato urinário, defeitos congénitos ou lesão da medula espinal são possíveis mas raras.
Há, no entanto, várias coisas que pode fazer para PREVENIR a FLUTD e a sua recorrência:
- Fornecer várias refeições em menor quantidade.
- Falar com o seu veterinário para perceber qual a melhor alimentação para o seu animal e se deverá fazer uma dieta específica (particularmente quando existem cálculos urinários)
- Providenciar sempre água limpa e fresca, em local apropriado (longe da comida) permitindo ao gato beber da forma que mais lhe agrada (se necessário adquirir uma fonte para o caso de gatos que só bebem água corrente).
- Providenciar o número adequando de caixotes de areia (idealmente um a mais do que o número de gatos que habitam a casa), e utilizar uma areia que o seu animal goste
- Os caixotes de areia devem estar num local calmo e silencioso da casa (sempre acessível)
- Manter os caixotes de areia sempre limpos
- Ter em atenção o tipo de caixote (aberto ou fechado, alto ou baixo) e o tipo de areia preferidos do gato. Geralmente não gostam de areias perfumadas.
- Evitar mudanças na rotina do animal
- Reduzir ao máximo o stress, sem esquecer de enriquecer o ambiente do gato (disponibilizar os recursos e brinquedos adequados)