Urgências 939 571 715
Abertos todos os dias
das 10h às 22h

Pintinhas vermelhas

0
0

Bom dia, o meu gato tem passado algum tempo na rua e recolhe no final do dia. Entretanto usamos as gotas no cachaço para as pulgas, embora ele deva estar com pulgas, pois coça-se mais do que o normal. Mas o que reparamos perto do cesto onde dorme é que existem pequenas pintinhas vermelhas (tipo sangue) no chão e umas coisas muito fininhas de côr preta enroladas, que parecia ser cócó de pulga. Mas nunca nos tinhamos apercebido donde vinham. Ontem vimos algumas dessas coisas fininhas (muito fininhas) a mexerem-se lentamente e se as esmagassemos, ficaria o tal sangue. O tamanho delas é de 0,3 a 0,5cm e têm côr preta. Serão parasitas? Há pouco tempo demos também um desparasitante (strongid). Entretanto lavamos bem a zona onde ele dorme, que fica numa divisão só para ele. – Henrique

  • You must to post comments
0
0

As “coisas” enroladas podem ser de fato parasitas intestinais ou então larvas de pulgas. É difícil dizer, só vendo. Mas não interessa, pois convém desparasitar interna e externamente, uma vez que as pulgas também podem transmitir formas larvares de parasitas intestinais, entre outras coisas.

Para a desparasitação externa, pode usar o Comfortis, um comprimido por mês, a administrar com ou depois da comida (não em jejum, pois a comida aumenta a absorção do comprimido, garantindo um efeito por pelo menos um mês). Para a desparasitação externa, pode fazer um xarope chamado Telmin, uma vez por dia, durante 5 dias consecutivos. A dose é conforme o peso (a seringa vem doseada em Kg de animal). Não é muito saboroso, mas é dos desparasitantes mais eficazes e com melhor relação qualidade preço. Uma dica para a administração se ele não gostar do sabor, é colocar-lhe desparasitante nos lábios superiores e na parte de cima das patas dianteiras, pois o gato é uma animal muito asseado e irá lamber-se para se limpar. Assim irá ingerir o produto sem o cuspir. O Telmin dá para qualquer idade. Em alternativa, pode dar um comprimido Drontal gatos ou a pipeta Profender, que se coloca da mesma forma que as pipetas para pulgas (atenção, o Profender não dá para pulgas, só para parasitas intestinais). Esta última alternativa é a melhor para um gato não cooperante na administração de medicamentos. Tem a vantagem também de manter o efeito por um mês para a maioria dos parasitas intestinais. No entanto não é eficaz contra a Giardia, que pode passar para pessoas e que não se vê a olho nu. O Telmin tem o espetro de ação mais completo, mas é menos prático de administrar.

Recomendo-lhe ainda falar com o seu médico ou farmacêutico no sentido dos donos também se desparasitarem.

  • You must to post comments
A mostrar 1 resultado
A sua resposta
Guest Author
Post as a guest by filling out the fields below or if you already have an account.
Name*
E-mail*
Website
Body*