Urgências 939 571 715
Abertos todos os dias
das 10h às 22h

Motivos

0
0

Bom dia,
Tive uma gata que morreu e eu tenho muita dúvida se foipor minha causa, se que não tem comosaber sem necrópsia mas os veterinários se recusam se quer a ouvir minha dúvida. Por favor, me diga o que acha, sua opinião.
Ela chegou com mai soou menos um ano, alguém deve ter abandonado, é uma gata de rua, e faleceu com mais ou menos três anos. Foi castrada e teve uma filhote com felv antes de ser castrada. Ela já chegou lacrimejando de um olho, algo que ela fazia de vez em quando, e eventualmente babava um puquinho, bem pouquinho, de um lado da boca. Antes de dormir tinha uns espasmos, mexia a cabeça como se tirasse algo de dentro dela, umas quatro vezes e então dormia. Sempre fez isso e sempre foi temperamental, não gostava muito de carinhos dos outros gatos mas ela lambia os seus filhotes e brincava com eles. Um dos filhotes tem felv mas ela não manifestou sintomas. Um dia ela estava na rua quando vomitou muito, vomito amarelo e de mal cheiro, e teve muita diarréia, dores fortes na barriga, e não conseguia ficar em pé. Corri para o veterinário mas ela morreu a caminho. Minha dúvida é: isso pode ter sido envenenamento ou de fato eu que deveria ter levado ela antes e provavelmente foi uma doença antiga? Pensei que o que ela tinha não pudesse matá-la, que fosse ate´de uma queda, derrame, ou algo dela mesmo, achei que fosse só pra deixar ela mais confortável que eu levaria ao médico. Repito que é uma gata de rua que eu protegia, tentava ajudar, que morava no meu pátio, que é aberto.

Agradeço muitíssimo.

Questão privada só para o Veterinário?
Não
  • You must to post comments
0
0

É impossível determinar a causa apenas com base na história. As necrópsias nem sempre são conclusivas. Quanto a tóxicos, há uma infinidade de drogas e é impossível testar todas. Só se testa quando há uma forte suspeita. Se foi intoxicação, foi algo violentíssimo que não lhe seu tempo para reagir. Se foi doença, poderia ter ido mais cedo ao veterinário, sim. Se isso teria mudado alguma coisa, é difícil dizer. Ela podia ter um tumor digestivo (o que é provável com o FeLV, ter sido assintomática até aquilo romper e morrer subitamente como aconteceu). A medicina pode proporcionar conforto e bem estar e em muitos casos curar, mas não faz milagres. De qualquer forma prestou atenção àquele animal de rua, não lhe foi indiferente, e isso já tem o seu valor. Também resolveu levá-la ao veterinário, embora não tenha chegado a tempo, mas teve muito boas intenções. Não pense muito mais nisso e continue a dar atenção aos animais, fazendo sempre o que puder e souber, cada vez melhor.

  • You must to post comments
A mostrar 1 resultado
A sua resposta
Guest Author
Post as a guest by filling out the fields below or if you already have an account.
Name*
E-mail*
Website
Body*