Urgências 939 571 715
Abertos todos os dias
das 10h às 22h

Gata cuidados pós-parto

0
0

A minha gata tem 1 ano e meio e foi mãe ontem. Teve duas crias e aparentemente correu tudo bem. Agora passa muito pouco tempo na caixa com os bebés e não pára de miar. Anda constantemente atrás de nós a miar e só sossega quando estamos a olhar para ela com os bebés na caixa, ela inclusivamente já está rouca e não come quase nada. no entanto os bebés não parecem ter fome. Há alguma coisa que se possa fazer para acalmá-la?

  • You must to post comments
0
0

A sua gata pode ser apenas uma mãe ansiosa e insegura, ou algo pode não estar bem, pelo que recomendo o seguinte:

  • Construa uma “maternidade” confortável, quentinha e em local que a gata possa considerar seguro. É inato quererem proteger as suas crias de eventuais predadores. Para tal basta uma caixa, com um cobertor, numa divisão quentinha da casa e num local resguardado, como dentro de um roupeiro, por exemplo. Tem de ser considerado esconderijo pela gata.
  • Ponha comida de gatinho e água perto ou dentro da maternidade, para a gata comer sem ter de se afastar dos bebés. É importante a mãe comer comida de gatinho para ter tudo o que precisa para amamentar as crias, e evitar uma eventual eclampsia (baixos níveis de cálcio no sangue, que podem levar à morte da mãe).
  • Poderá fazer o mesmo com o caixote da areia.
  • Evite manipular muito os bebés, nem deixe estranhos à sua casa mexer neles, pois pode aumentar o nível de insegurança da gata.
  • Por fim, recomendo que leve mãe e filhos a uma consulta veterinária para verificar se está tudo bem. Nomeadamente, para ter a certeza que não ficou mais nenhum gatinho por nascer, e para ver se os gatinhos estão saudáveis.
  • You must to post comments
A mostrar 1 resultado
A sua resposta
Guest Author
Post as a guest by filling out the fields below or if you already have an account.
Name*
E-mail*
Website
Body*