Urgências 939 571 715
Abertos todos os dias
das 10h às 22h

Dentição canina ou falta de vitaminas?

0
0

Boa noite,
Tenho uma Pincher de 6 anos que recentemente me apercebi que estava a perder alguns dos dentes de baixo, e tem outros a abanar. Estão muito amarelos junto à gengiva. Ela alimenta-se bem e come um pouco de tudo, mas será alguma falta vitamínica ou outra situação?

  • You must to post comments
0
0

Não me parece falta de vitaminas, mas sim doenças periodontal, que é muito frequente nos cães. A doenças periodontal começa pela acumulação de tártaro (o amarelo dos dentes), seguindo-se de mau cheiro da boca, gengivite (inflamação das gengivas), apresentando-se as gengivas inicialmente mais vermelhas, depois mais espessadas e por fim atrofiada (parece que a gengiva diminuiu), passando a ver-se a raiz dos dentes. Mais à frente, as bactérias atacam o ligamento periodontal (o ligamento que prende o dente à maxila, ou à boca). Nessa fase os dentes começam a abanar e acabam por cair. Numa fase ainda mais adiantada da doença, as bactérias atacam o osso alveolar (o osso da maxila ou da mandíbula), havendo uma infeção ósseo chamada oeteomielite, que leva à diminuição da consistência do osso (parece mais esponjoso), podendo fraturar muito facilmente. São fraturas muito difíceis de resolver, devido á fragilidade do osso, e que requerem cirurgia ortopédica.
A única maneira de prevenir é apostar na higiene oral, sendo a escovagem diária dos dentes a medida mais eficaz. Quando já há tártaro, é necessário fazer uma limpeza de dentes (pelo veterinário, com sedação, sendo necessários antibióticos também)

  • You must to post comments
A mostrar 1 resultado
A sua resposta
Guest Author
Post as a guest by filling out the fields below or if you already have an account.
Name*
E-mail*
Website
Body*