Estamos abertos
todos os dias 24h

A minha gata perde muito pêlo

0
0

Minha gatinha tem cerca de 8 meses e está a perder muito pêlo, será esta altura outono que perdem o pêlo? Obrigada – Fátima

  • You must to post comments
0
0

Há 2 alturas no ano em que os animais perdem mais pêlo (e nós cabelo!): na primavera (ou seja quando a duração dos dias aumenta) e no outono (quando a duração dos dias diminui). Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, não tem a ver com a temperatura. Nessas estações cai o pêlo para nascer, respetivamente, a pelagem de verão (mais leve) e de inverno (com mais subpêlo). Estas situações são perfeitamente normais e duram aproximadamente 2 semanas. Pode fazer um suplemento em ácidos gordos essenciais para ajudar a ultrapassar esta fase mais rapidamente). Recomendo escovar diariamente a sua gatinha para evitar que ingira muito pelo ao fazer a sua higiene e que, consequentemente, faça uma gastrite por causa de bolas de pêlo no estômago). Para prevenir este tipo de problemas pode também dar um laxante (ou pasta para as bolas de pêlo), como o defurr-um ou outro similar.

Mas há outras causas para perda de pêlo, que vão desde alergias à leishmaniose (no caso dos cães), passando por doenças endócrinas (no caso de animais mais velhos) e pulgas. No caso das alergias ou algumas outras doenças de pele, há prurido (comichão) associado. É preciso averiguar se tem outros sintomas, quer a nível da pele, quer a nível de estado geral.

Se notar mais alguma coisa para além da queda de pelo (prurido, caspa, feridas, alterações no peso, no consumo de água, etc.), seria aconselhável levar a sua gatinha a uma consulta médico-veterinária. Se não notar mais nada, sugiro aguardar uns 15 dias e se não melhorar, então levar também à consulta.

  • You must to post comments
A mostrar 1 resultado
A sua resposta
Guest Author
Post as a guest by filling out the fields below or if you already have an account.
Name*
E-mail*
Website
Body*