Estamos abertos
todos os dias 24h

As raças mais comuns de cães para se ter em casa

Existem diversas raças de cães, de várias cores, tamanhos e feitios. Cada raça tem as suas características próprias precisando algumas de mais espaço por serem mais ativas ou por terem maiores dimensões, outras não necessitam de tanto espaço por serem menores ou terem características comportamentais diferentes que se adequam a espaços mais reduzidos, como apartamentos.

Cada casa terá as suas próprias características como as dimensões da casa, idades de crianças, entre outras, sendo assim difícil indicar qual o cão ideal para cada família. Alguns animais são mais tolerantes a crianças, como o Golden Retriever, outros nem tanto. Sendo assim, estes são os cães que se mais facilmente se podem adaptar a uma vida caseira e familiar:

 

Beagle

BeagleO Beagle é um cão de origem inglesa. É muito afectuoso, curioso e sociável. Está especialmente orientado para crianças e geralmente dá-se bem com outros cães. Um aspecto muito importante, é que são cães que adoram companhia e detestam estar sozinhos. Tendo em conta este temperamento é um cão ideal para toda a família. Mas atenção porque apesar de muito meigo, é teimoso, e é necessário que o seu dono seja firme, porque caso contrário poderá contar com muitas tropelias em casa. Outro factor importante é que esta raça parece ter tendência para engordar, e como tal necessita de gastar energias. Nada que umas boas corridas pela praia, não resolvam. Ou seja pode tê-lo num apartamento sem qualquer problema, desde que não dispense uns bons passeios com ele pelo exterior. A esperança média de vida situa-se entre os 12 e os 15 anos. O seu tamanho varia entre 33 a 45 cms.


Buldog Francês

Buldog-FrancesApesar de se intitular Buldog Francês, esta raça é originária da Inglaterra e é uma versão reduzida do Buldog Inglês. São extremamente amigáveis e muito afectuosos. Adoram brincadeira e estão sempre dispostos a dar um ar da sua graça. Dão-se muito bem com outros animais, e apesar de interagirem bem com todos os elementos de família, criam laços especiais com um dos seus donos em particular. Necessitam de muita companhia. No que toca à adaptação a crianças, dão-se bem, mas principalmente com as mais crescidas. É importante salientar que esta raça é muito sensível a temperaturas extremas, até porque muito calor pode-lhes causar um ataque cardíaco, preferindo desta forma temperaturas mais amenas. São muito bons para viverem num apartamento visto serem activos quanto baste, não necessitando assim de grandes espaços exteriores. A esperança média de vida situa-se entre os 10 e os 12 anos. O seu tamanho ronda os 30 cms.


Cairn Terrier

Cairn-Terrier1Esta é uma das raças escocesas mais antigas e têm a curiosidade como uma das suas principais características. São animais geralmente independentes, apesar de as fêmeas serem mais independentes que os machos. São relativamente fáceis de treinar, pelo que não será necessária uma grande dose de paciência para lhe ensinar alguns truques. Apesar de aprenderem depressa, é necessário que o seu dono lhes incuta disciplina, porque caso contrário podem tornar-se facilmente mal comportados. São muito brincalhões e pacientes com as crianças. Adaptam-se bem à vivência num apartamento, mas necessitam de muito exercício, pelo que deverá dar longos passeios com ele. Uma ida diária ao parque para que possa correr um pouco, será o ideal e o suficiente. Deverá ter cuidado com a sua alimentação, dado que têm tendência para engordar facilmente. A esperança média de vida situa-se entre os 12 e os 15 anos e têm cerca de 31 cms de altura.


Cocker Spaniel Inglês

Cocker-Spaniel-InglêsDada a popularidade desta raça, talvez seja aquela que dispensa menos apresentações. São animais muito afectuosos e leais ao seu dono. Dão-se muito bem com crianças, apesar de a sua paciência ter limites. São sociáveis mesmo com estranhos e muito obedientes, principalmente no caso dos machos. São independentes e muito inteligentes e dão-se geralmente bem, com outros animais, mesmo com gatos. Adaptam-se bem à vida num apartamento apesar de adorarem exercício. Desde cedo os seus donos devem ensinar-lhes as regras e as rotinas da casa. Quando for passear com ele, não seja passeado, mostre logo desde cedo quem tem o comando. Atenção às infecções nos ouvidos, visto ser uma raça atreita a esta maleita. Têm uma esperança média de vida que se situa entre os 12 e 15 anos e a sua altura varia entre os 38 e os 43 cms.


Golden Retriever

Golden-RetrieverTambém muito populares são os Golden Retriever. De origem britânica, assumem-se como cães muito inteligentes e afectuosos. São muito pacientes e dóceis com as crianças e gostam muito de agradar aos seus donos. São fáceis de treinar e obedientes. Detestam estar sozinhos, e como tal necessitam de companhia para se sentirem felizes. Dão-se bem quer com estranhos quer com outros cães. Apesar de se adaptarem bem à vida num apartamento necessitam de muito exercício, e o melhor que o seu dono lhes poderá oferecer, são alegres brincadeiras em que atire uma bola ou outro objecto para ele apanhar. Não lhe dê comida em excesso, porque mesmo com exercício, têm tendência para engordar. Têm uma esperança média de vida semelhante ao do Buldog Francês, ou seja, entre os 10 e os 12 anos. A sua altura varia entre os 56 e os 61 cms.


Cavalier King Charles Spaniel

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEsta raça é uma das mais populares na Inglaterra e assim que ficamos a conhecer algumas das suas características principais, não é difícil percebermos porquê. É um cão muito alegre, afectuoso e inteligente, sendo por isso muito fácil de treinar e de se habituar ao ambiente que o rodeia. São por natureza bem comportados e dão-se bem com outros animais, que não só os cães. Adoram estar com os seus donos e necessitam de muita companhia para estarem felizes, por isso mesmo não devem passar o dia sozinhos. Um factor importante a ter em conta é que são descendentes de cães de caça e têm um instinto natural para a perseguição, pelo que deverá passeá-lo em espaços abertos, sempre com trela. Dão-se especialmente bem com crianças mais velhas e podem ser algo reservados com estranhos, atitude que será rapidamente ultrapassada ao fim de alguns minutos. Adaptam-se bem à vida num apartamento e não são apreciadores de ambientes muito quentes. A esperança média de vida varia entre os 9 e os 14 anos e a altura entre os 30 e os 33 cms.


Labrador Retriever

Labrador-RetrieverOriginários da Inglaterra, os cães desta raça são muito dóceis, pacientes e afectuosos. São também muito inteligentes e leais. Adoram brincar, principalmente se tiverem água por perto, já que são bons nadadores. São ideias para crianças, estabelecendo rapidamente com elas uma relação de amizade. Pedem muitas vezes a atenção dos seus donos e têm que se sentir como parte integrante da família. Comparativamente aos Golden Retriever são mais dominantes e independentes. Estão sempre a querer agradar ao seu dono, sendo desta forma fáceis de treinar. Necessita de muito exercício e também de muita atenção. Devem ser alimentados moderadamente. A esperança média de vida situa-se entre os 10 e os 12 anos e geralmente podem atingir uma altura máxima de 61 cms.


Old English Sheepdog

Old-English-SheepdogEsta raça, também conhecida por Bobtail, foi buscar esse nome ao facto de possuírem uma cauda muito curta. São meigos e adaptam-se bem a qualquer situação. São muito amigáveis, inteligentes e protectores. Não é particularmente dependente nem independente. Gosta de estar e partilhar momentos com os seus donos, mas gosta também do seu espaço. São cães com um feitio forte, pelo que necessitam de um treino firme. O facto de ele adorar crianças transforma-o no animal de companhia ideal. Necessitam de um exercício moderado e adaptam-se bem à vida num apartamento. A altura máxima ronda os 61 cms nos machos e 56 cms nas fêmeas e a esperança média de vida situa-se entre os 10 e os 12 anos.


Poodle

PoodleNão se conhece muito bem a origem desta raça também conhecida por Barbone e Caniche. Destaca-se por ser uma das mais inteligentes, dóceis e também obedientes, sendo por isso mesmo fáceis de treinar. Necessitam de ter companhia e detestam estar sozinhos. Os Poodles de maior dimensão tendem a ser mais calmos que os mais pequenos. Dão-se facilmente com as pessoas, mesmo com estranhos e são a companhia ideal para crianças, dado o seu temperamento meigo e o facto de adorarem brincadeiras. Dão-se igualmente bem com outros cães. Não são demasiadamente activos, mesmo no exterior, adaptando-se bem à vida num apartamento. Contudo adoram água e longos passeios. A esperança média de vida situa-se entre os 12 e os 15 anos e a altura máxima ronda geralmente nos 38 cms.


Pug

PugEsta raça pode ser considerada como uma das mais simpáticas e bem dispostas. Adora brincar, correr, saltar e é óptimo para fazer companhia aos seus donos. Dão-se muito bem com cães e outros animais e são extremamente amigáveis com as crianças e visitas que possa receber na sua casa. É importante salientar que são animais que necessitam de muita atenção e ficam ciumentos quando o seu dono não lhe dá os mimos necessários. Existem alguns factores de especial realce se pretender adicionar à sua família este novo membro. É que são atreitos a constipações e não gostam de ambientes nem demasiado quentes, nem demasiado frios. São também sensíveis a alergias. São pouco activos no exterior e como tal adaptam-se muito bem à vida caseira. A sua esperança média de vida situa-se entre os 12 e os 15 anos e podem atingir uma altura máxima de 36cms.

Se quiser saber mais sobre pugs, veja todas as fotos no Encontro de Pugs em que a HouseVet esteve presente.

 

Source: pets.leak.pt